Vestibular IDOMED VEST 2022.2: Informações importantes para a sua prova
Top

Vestibular IDOMED VEST 2022.2: Informações importantes para a sua prova

£0

About this course

Seguem abaixo algumas informações importantes para a prova do Vestibular Unificado IDOMED VEST 2022.2, do próximo domingo.

Data da prova: 19/06/2022
Horário: 10h (horário de Brasília-DF)

SIMULADO
1- Se você ainda não realizou o simulado, faça o quanto antes (clique aqui para fazer o simulado). Ele é importante para você verificar se seu computador tem compatibilidade com o navegador seguro utilizado pela plataforma de prova online, bem como para conhecer o ambiente de prova: como é a apresentação das questões, a navegação entre as seções da prova entre outras informações importantes.

 

SUPORTE TÉCNICO NO DIA DA PROVA
2- Caso você, mesmo que tenha já feito o simulado, tenha dificuldades para acessar a prova no domingo, tente seguir os passos do nosso MANUAL DE SUPORTE À PROVA ONLINE – Dicas e orientações para resolução de problemas no acesso à plataforma de prova.

3- Caso, mesmo assim, não consiga acessar a plataforma da prova online, estaremos disponíveis para atendimento com nossa equipe de suporte técnico nos telefones 21 3900-7242 ou 21 3559-2011 ou ainda no e-mail [email protected]

4- É importante lembrar que, caso precise ligar para nosso suporte no dia da prova, é esperada uma demora maior no tempo de atendimento, principalmente no horário de início da prova. Não se preocupe, uma vez completada a ligação, você entra na fila de atendimento e deve aguardar, na linha, até ser atendido.

5- Lembramos que o tempo de prova é individual, ou seja, mesmo que você não inicie sua prova no horário previsto, terá os mesmos 150 minutos de prova como todos os demais candidatos.

6- Não se atrase. O ingresso tardio na prova só será permitido aos candidatos que estejam na fila de atendimento do suporte técnico.

7- Lembramos também que, conforme Edital, item 6.25, é de responsabilidade do candidato o acesso à prova. O suporte técnico oferecido configura uma ajuda ao candidato e tem como referência nossa base de conhecimento da plataforma. A equipe de suporte não possui controle sobre os equipamentos dos candidatos ou sobre a infraestrutura de comunicação entre a rede internet dos candidatos e os servidores da plataforma, o que pode impedir o acesso à prova ou a interrupção durante a sua realização.

8- Problemas relacionados à conexão de internet ou ao mal funcionamento de componentes como o teclado, câmera ou microfone podem impedir o candidato de realizar a prova e, nesses casos, não há previsão de suporte, pois são componentes de responsabilidade do candidato.

 

IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO
9- O seu Cartão de Confirmação de Inscrição, com os dados de acesso à prova (link para a prova, e-mail e chave de acesso) está disponível no sistema. Você vai precisar desses dados para poder acessar sua prova no domingo.
10- Ao entrar na plataforma de prova online, após a prova ser liberada, a primeira ação do candidato é se identificar. Para isso o candidato será solicitado a capturar: a) uma imagem do seu rosto voltado para a câmera; e b) uma imagem do seu RG (ou CNH ou Passaporte ou Carteira de Trabalho ou outro documento OFICIAL com foto) com a foto voltada para a câmera.

11- Durante o processo de identificação, é possível que, caso você não capture sua foto corretamente ou apresente seu documento de identidade sem a foto voltada para a câmera, você seja solicitado pelo fiscal a refazer o procedimento. Caso isso aconteça, basta refazer e aguardar novamente ser autorizado a entrar na prova.

12- É provável que tenha uma fila grande de espera, pois a autorização não é automática. Ela é realizada por um fiscal no dia da prova. Não se preocupe e espere sua vez. O tempo de prova só começa a contar quando você passa pela fase de identificação e começa a ver a sua prova na tela.

 

DURANTE A PROVA
13- Durante a prova, você será monitorado por vídeo e áudio (por isso é necessário dar permissão, quando solicitado pelo navegador seguro, para acessar sua câmera e microfone) e por um fiscal.

14- A comunicação da fiscalização com você será realizada apenas por meio de chat. O fiscal conseguirá ouvir seu ambiente de prova, mas você não conseguirá falar com o fiscal, nem ele com você. Apenas por meio da ferramenta chat da própria plataforma.

15- Conforme item 5.22, o candidato não deve se ausentar da frente do computador em hipótese alguma, pois tal situação será considerada uma infração e poderá acarretar a eliminação do candidato.

16- Como o tempo de prova é curto, procure se organizar para ir ao banheiro antes de entrar na plataforma.

17- Lembramos que, conforme Edital no item 5.15, o ambiente em que o candidato estiver acomodado para realização da prova deve ser considerado como uma sala de provas durante todo o momento da duração do exame, não devendo ninguém falar com você, estar próximo a você, candidato, ou ainda emitir ruídos. Água, chocolates e outros alimentos adequados devem estar próximos a você, candidato, a fim de evitar deslocamentos.

18- Portanto, organize-se para, caso queira se alimentar, já ter os alimentos junto a você desde o início da prova. Não será permitido sair da frente do computador para buscar alimentos durante a prova.

19- Por uma questão de segurança, não será permitido o uso de rascunhos nem de caneta ou lápis, pois não será permitido usar material de apoio. Conforme item 6.5 do Edital, Não será permitido o uso de folhas de rascunho ou afins, tendo em vista que o instrumento deste processo de seleção verificará, por meio das áreas de conhecimento, conforme item 6.2, o conhecimento factual (informações básicas), o conhecimento conceitual (as relações entre as partes de uma estrutura maior que as fazem funcionar em conjunto), o conhecimento procedimental (saber como fazer algo) e o conhecimento metacognitivo (refletir sobre o que se sabe; saber raciocinar de modo geral ou específico). Os cálculos também chamados mentais ou de menos complexidade fazem parte das habilidades e das competências a serem alcançadas por estudantes da educação básica. Para tanto, os valores adotados nessas questões atendem à habilidade avaliada. Destacamos ainda que as questões não solicitam a conjugação do uso de fórmulas complexas, que venham necessitar de demonstração por folha rascunho para a resolução.

20- Na plataforma de realização da prova, estará disponível uma calculadora. A calculadora ficará disponível na tela da prova, em formato de ícone. Para abrir ou fechar, basta clicar no ícone que se encontra próximo ao cronômetro.

 

REDAÇÃO
21- O uso de parágrafo na redação: a demarcação de parágrafo não terá um padrão determinado. É importante apenas que você adote alguma marca explícita para demonstrar que se inicia o parágrafo, além da letra maiúscula. Pode ser fazer o recuo (sempre com o mesmo número de toques) ou quebra de linha, por exemplo.

22- Caso a banca identifique plágio, será atribuída nota 0 (zero) à redação. Plágio são cópias dos textos presentes no caderno de questões ou ainda transcrições de textos já existentes em outros domínios discursivos.

23- Não escreva todo seu texto em letras maiúsculas.

 

SEGURANÇA
24- O IDOMED possui um processo de seleção de alunos sólido e auditável, bem como adota todas as medidas internas de segurança aplicáveis aos seus Editais e processos seletivos.

25- A gravação da prova do candidato poderá ser auditada posteriormente e, caso constatada alguma irregularidade, resultará na eliminação do candidato em qualquer fase do presente Edital.

26- Ressaltamos que, em casos de condutas irregulares ou ilegais praticadas por candidatos no vestibular, a Instituição observa rigorosamente as medidas previstas no Edital, inclusive as que se referem à eliminação, a qualquer tempo, decorrente do descumprimento das diretrizes dispostas no documento mencionado (item 14.8 do Edital).